Médico Ortopedista Especialista em
Cirurgia do Quadril
CIRURGIAS DO QUADRIL QUE REALIZO
Atividades da vida diária, como caminhar, sentar, subir e descer escadas, se vestir, realizar afazeres domésticos e a própria higiene, podem se tornar difíceis pela redução de amplitude de movimento ou pela dor incapacitante. Este prejuízo da mobilidade e da disposição pode ser resultado da degeneração articular do quadril.
Após uma minuciosa investigação e caracterização do grau de artrose e deformidade, invisto no tratamento clínico (mudança de hábitos, medicamentos, procedimentos pouco invasivos e reabilitação motora). Se, após isso, as dores e deficiência motora ainda prejudicarem a qualidade de vida, a cirurgia do quadril pode ser indicada como caminho seguro e efetivo para o retorno à vida normal.
SAIBA MAIS:
ARTROSCOPIA DO QUADRIL
Artroscopia significa “olhar a articulação”. É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva com o objetivo de auxiliar no dianóstico e preservar a articulação do quadril da forma mais anatômica possível.
Com pequenas incisões (cortes), microcâmeras e instrumentos especiais de pequeno calibre são introduzidos no paciente para acesso a estruturas extra e intra-articulares. É uma cirurgia minuciosa, com necessidade de equipe especializada, indicada para o cuidado de diversas lesões traumáticas, esportivas e degenerativas.
Embora esta cirurgia seja extremamente versátil, nem todas as lesões do quadril podem ser tratadas desta forma. Os melhores resultados são observados nos pacientes com diagnóstico preciso, precoce e com lesões pequenas sem comprometimento da cartilagem.
ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL (PRÓTESE DE QUADRIL)
Na artroplastia total de quadril (prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos.
Não há restrições absolutas de idade ou peso para a artroplastia total de quadril. A indicação para a cirurgia baseia-se no grau de desgaste articular, na dor incapacitante, com perda de função motora e amplitude articular. A decisão sobre o melhor momento cirúrgico para receber com sucesso a prótese total de quadril é dada em comum acordo entre o paciente e minha equipe médica.
Como é feita a cirurgia:
-
A cabeça do fêmur lesionada é retirada e substituída por uma haste metálica, que é colocada no interior do canal medular do fêmur. A haste femoral pode ser fixada no osso por cimentação ou pressão (“press-fit”).
-
A cabeça do fêmur é substituída por uma esfera de liga metálica (cerâmica ou metal por exemplo) para ser colocada na parte superior da haste femoral.
-
A superfície cartilaginosa degenerada da cavidade (acetábulo) é retirada e substituída por um componente metálico com fixação através da pressão do implante contra o osso (“press-fit”) ou
parafusos conforme o caso. -
Um espaçador de polietileno ou cerâmico é inserido entre a esfera e a nova cavidade para proporcionar uma superfície de contato com o menor atrito possível e garantir o movimento articular dos implantes.
EXPECTATIVAS REALISTAS
Um fator importante na decisão sobre a realização da artroplastia total de quadril é compreender o benefício que a cirurgia pode entregar. Objetivo dela é melhorar o quadro doloroso no quadril, melhorar o movimento articular e, consequentemente, contribuir para o retorno das atividades habituais. A prótese de quadril pode durar muitos anos se realizada com boa técnica cirúrgica e se bem cuidada pelo paciente.
ORIENTAÇÕES CIRÚRGICAS
Para o sucesso do procedimento, é fundamental que seja realizado o preparo cirúrgico, mantendo o corpo equilibrado e saudável para receber a cirurgia.
Metade do sucesso do tratamento cirúrgico depende da compreensão e dedicação do paciente em atingir as metas e cuidados determinados pelo cirurgião.
NEUROMODULAÇÃO DO QUADRIL
A neuromodulação do quadril é uma forma de tratamento cirúrgico minimamente invasivo que utiliza estímulos elétricos, magnéticos ou injeção de pequenas doses de medicações para alterar a função sensitiva da dor do sistema nervoso.
Através da modulação de regiões específicas do cérebro, da medula espinhal e inervações periarticulares, é possível normalizar a função nervosa e, dessa forma, tratar diversos tipos de distúrbios neurológicos, dores crônicas, auxiliar no diagnóstico e contribuir para o tratamento de reabilitação motora.
DESCOMPRESSÃO DA CABEÇA DO FÊMUR
Utilizada em quadros de Osteonecrose da cabeça do fêmur, patologia do quadril ocasionada por fatores intrínsecos e extrínsecos que levam à morte celular óssea da cabeça femoral em pacientes jovens com menos de 40 anos de idade. Essa doença fragiliza a cabeça femoral ao provocar microfraturas subcondrais e deformidade de maneira progressiva.
A descompressão da cabeça do fêmur é uma cirurgia que preserva o quadril natural, indicada nos estágios iniciais da doença, antes da evolução para deformidades ou lesões de cartilagem extensas. O resultado da cirurgia pode ser a interrupção da progressão da necrose da cabeça femoral ou o retardo de sua evolução, a fim de melhorar a dor e contribuir ao retorno das atividades do paciente.
REVISÃO DE CIRURGIA DE ARTROPLASTIA DO QUADRIL
Revisão significa a troca total ou parcial de uma prótese previamente implantada no quadril. A substituição dos componentes é necessária quando há soltura de sua integração no osso ou instabilidade de sua congruência.
Trata-se de uma cirurgia de maior porte e com mais riscos envolvidos que, se feita de forma bem planejada com uso do material apropriado, pode resultar em uma reconstrução complexa, benéfica ao retorno da demanda ativa desejada pelo paciente e preventiva de maiores complicações motoras.
Trabalho pela recuperação da amplitude articular para o retorno do paciente a suas atividades cotidianas
Há muita vida pela frente
PROTOCOLOS DE TRATAMENTO
ACOMPANHAMENTO PRÓXIMO E PERSONALIZADO
Temos protocolos de tratamento de 3 meses a 1 ano, baseados em estudos científicos. O paciente conta com planejamento e acompanhamento multidisciplinar (Médicos, Nutricionistas e Educadores Físico), com exames laboratoriais e de imagem, medicações injetáveis, suplementação endovenosa e avaliação periódica de resultados.
Protocolo Pós-Operatório